O curso
A criação de um curso de especialização em computação quântica, voltado para o perfil pesquisador, visa capacitar profissionais para atuarem em um campo estratégico no desenvolvimento de tecnologias quânticas, preparando para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que essa tecnologia disruptiva oferece, posicionando o Brasil de forma competitiva no ecossistema global. Neste contexto, temos a oportunidade de se destacar como um ator relevante no cenário nacional e internacional, impulsionando a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico. Este curso permitirá que os participantes não apenas compreendam os princípios fundamentais da computação quântica, mas também adquiram habilidades práticas para desenvolver e aplicar algoritmos quânticos em contextos reais.
Trata-se de um curso de 360h, divididas em 270h (entre nove unidades curriculares de 30h) e 90h de Hall de experiências (de 15h).
DIFERENCIAL:
Poucas instituições no país oferecem uma formação especializada em computação quântica, especialmente em um formato de longa duração, com 360 horas de carga horária. Além disso, é 100% gratuito, garantindo acesso democratizado a uma formação de excelência. Com um formato totalmente EaD, oferece flexibilidade para que os estudantes conciliem os estudos com outras atividades. O currículo é atualizado e abrangente, cobrindo temas como algoritmos quânticos, hardware quântico e simulação em computadores quânticos reais, com uma abordagem prática e aplicada.
MODELO INOVAPÓS
O InovaPós, da Universidade SENAI CIMATEC, é um formato de pós-graduação inovadora que adapta a qualificação profissional às rápidas mudanças tecnológicas e às demandas do mercado. Com um formato flexível e personalizado, combina aulas ao vivo, self-learning e imersão no ecossistema de inovação, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e interativa. O programa integra teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas, socioemocionais e específicas para cada área de atuação.
Estruturado em três blocos – soft skills, hard skills sinérgicas e hard skills específicas –, o InovaPós permite que os alunos se especializem e se destaquem no mercado. Além disso, o modelo de multicertificação valida o aprendizado ao longo da jornada, aumentando a empregabilidade e possibilitando a inserção profissional ainda durante a formação.
PÚBLICO-ALVO:
É voltado para profissionais e acadêmicos com formação superior em áreas como Física, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Física, Engenharia de Software, Matemática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Química e formação no nível bacharelado em Áreas de Tecnologia.