Sobre o QuIIN

O QuIIN é o primeiro Centro de Competência em Tecnologias Quânticas do Brasil, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e a aplicação dessas tecnologias no país, abrangendo educação, capacitação, pesquisa e desenvolvimento, além de fomentar a criação de startups e promover a colaboração entre empresas.

Com um investimento de R$ 60 milhões, resultado de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o QuIIN tem contribuído com as primeiras iniciativas nacionais baseadas em tecnologias quânticas, atuando como elo entre universidades, empresas e governo.

Atuação do QuIIN

PDI (Pesquisa e Desenvolvimento) do QuIIN

A criptografia garante a segurança da informação através do uso de chaves secretas que codificam a informação, protegendo-a contra roubos e alterações indesejadas.


A pesquisa do QuIIN está voltada para a distribuição quântica de chaves criptográficas utilizando variáveis contínuas em 3 frentes:

  • Investigação e análise de protocolos;
  • Desenvolvimento de hardware e realização de experimentos em bancada para testar diferentes protocolos, topologias e simulação de ataques;
  • Desenvolvimento de plataforma de hardware para pós-processamento e geração de chaves em tempo real.

 

A distribuição quântica de chaves é segura e não pode ser hackeada. Enquanto a criptografia clássica faz uso da complexidade matemática para evitar a quebra de chaves, a criptografia quântica está baseada em leis quânticas da física, tornando as chaves geradas invioláveis

O programa de formação em Tecnologias Quânticas do QuIIN tem como principal compromisso a formação e a capacitação de pesquisadores, novos empreendedores técnicos, futuros CEOs de startups e profissionais que atuam na área, com a possibilidade de experiências no QuIIN e em empresas parceiras, aumentando o potencial de geração de produtos e negócios na área de Tecnologias Quânticas para a indústria brasileira. Para tanto, oferecemos cursos em diferentes modalidades: cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização em Tecnologias Quânticas integrados.

A associação tecnológica visa promover a colaboração entre empresas, setores industriais, governo, startups, ICTs com ou sem fins lucrativos, com foco no desenvolvimento de rotas tecnológicas e na integração de novas tendências. A associação consiste em uma plataforma para o intercâmbio de informações científicas, econômicas e de mercado, visando estabelecer parcerias estratégicas e impulsionando inovações sustentáveis em tecnologias quânticas. As empresas associadas terão acesso a benefícios diferenciados;

O QuIIN está criando uma comunidade de inovação em Tecnologias Quânticas para acelerar a curva de aprendizado no desenvolvimento de soluções que abordam lacunas do mercado. Os participantes da comunidade poderão desenvolver soluções em deep tech, contando com programas de desenvolvimento exclusivos de pré-incubação, incubação, pós-incubação e aceleração, além de desenvolvimento colaborativo por meio de iniciativas de Corporate Venture Building (CVB). Adicionalmente, os projetos participantes dos programas de desenvolvimento serão acompanhados continuamente por ferramentas de avaliação de maturidade da inovação, com acesso a mentoria especializada, infraestrutura de ponta e possibilidade de conexão com investidores.

Lideranças do QuIIN