O Quantum Industrial Innovation (QuIIN) — Centro de Competência EMBRAPII CIMATEC em Tecnologias Quânticas marcou presença no Festival Curicaca, o mais novo evento de inovação e tecnologia da indústria brasileira, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A participação ocorreu no Palco Futuro do SEBRAE, durante o painel “Pensar Quântico: o que a computação quântica mudará no chão de fábrica, logística e pesquisa de materiais?”, que reuniu especialistas para discutir o papel do Brasil na corrida global por tecnologias quânticas. Representaram o QuIIN a Coordenadora do Centro, Valéria Loureiro da Silva, e o Pesquisador Anderson Buarque, que dividiram o palco com Samuraí Brito, head de Quantum do Itaú.
Durante o painel, os representantes do QuIIN destacaram a importância do Centro como elo estratégico entre academia, indústria e governo, articulando esforços para impulsionar o desenvolvimento e a aplicação das tecnologias quânticas no país. O debate também abordou o potencial das instituições financeiras como usuárias das tecnologias quânticas na resolução de desafios complexos e na geração de novas oportunidades para o setor produtivo nacional.
Realizado em Brasília (DF), de 7 a 11 de outubro de 2025, o Festival Curicaca transformou o Estádio Mané Garrincha e diversos espaços da capital federal em um grande palco de inovação, com trilhas de conhecimento, palestrantes internacionais e experiências imersivas que conectaram tecnologia, indústria e sustentabilidade.
Com investimento de R$ 60 milhões, resultado da parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o QuIIN tem se consolidado como o principal centro brasileiro voltado à pesquisa, capacitação e desenvolvimento de aplicações quânticas, contribuindo para posicionar o Brasil de forma competitiva na economia quântica global.